Desde a inauguração a 1 de Janeiro de 2004 o Estádio Algarve (incluindo zonas adjacentes) já foi palco de quase 400 eventos, entre futebol, concertos, feiras, seminários e outros acontecimentos desportivos.
Com as actividades previstas até Dezembro deste ano, o espaço vai mesmo atingir as quatro centenas de iniciativas, um balanço que contraria a ideia pré concebida da alegada reduzida utilização do estádio.
O presidente do Conselho de Administração do Parque das Cidades, entidade que administra o espaço, Rogério Gomes, diz que o balanço destes cinco anos e três meses “é bom”. Deixa escapar que a “ocupação física” até chega a ser “um exagero”.
Em jogos de futebol, estão contabilizados até à data da famigerada final da Taça da Liga entre Benfica e Sporting, quase 180 partidas, das quais 27 de cariz internacional, onde se incluem os jogos para o Euro 2004 ou as várias edições do Mundialito Feminino.
Duas edições do Algarve Summer Festival, um concerto de Tony Carreira ou uma exibição do Circo Acrobático Nacional de Pequim são exemplos de inciativas culturais realizadas naquela infra-estrutura.
O Rali de Portugal (iniciativa que vai ter no Estádio Algarve, mais uma vez, o seu centro nevrálgico - agora entre 2 e 5 de Abril) ou as comemorações do Dia Nacional do Exército (em Outubro de 2008) são outros acontecimentos de relevo.
“Para um equipamento como este, que não está inserido num núcleo urbano e citadino, a procura que temos tido para a realização de eventos extra-futebol tem sido muita”, reforça Rogério Gomes, para quem “é urgente construir o Centro de Congressos”.
Foi o estádio escolhido para ser criticado
O responsável ironiza quando convidado a comentar as críticas que recaem sobre a infra-estrutura por alegadamente não ter utilização. “É uma ideia difícil de contrariar. Como os deuses estavam contra, o Estádio Algarve foi escolhido como «actor» principal no «drama» da construção dos dez estádios para o Euro’2004”.
“De facto, existirão outros estádios sem a utilização que este tem, mas este é que é o escolhido para ser criticado, por norma. Não tem equipa na primeira divisão a jogar aqui, eventualmente se tivesse, essa ideia não existiria...”, salienta.
Com a previsível subida do Olhanense à 1ª divisão do futebol português, o Estádio Algarve prepara-se para a eventualidade de acolher ainda mais partidas para além dos jogos das equipas habituais, Farense e Louletano.
“A subida do Olhanense à Liga Sagres, a concretizar-se, poderá proporcionar jogos aqui. Eu encaro essa possibilidade como um facto real”, diz Rogério Gomes, ressalvando porém que “isso não pode prejudicar os clubes que aqui jogam, Louletano e Farense”.
O responsável explica que a “elevada utilização do espaço acaba por ressentir-se no relvado”. “Normalmente, à saída do Inverno, fica em condições más. E como não podemos fazer paragem, o relvado não recupera”.
Além dos jogos pré definidos, perfilam-se outros naquele espaço. “Na próxima pré-época, contamos ter aqui um torneio particular de grande nível. Estamos a trabalhar nisso, e as expectativas são boas”, adianta Rogério Gomes.
Grande evento em preparação
Este Verão, quanto a eventos extra futebol, o espaço recebe novamente a Feira de Caça e Pesca e do Mundo Rural, e prepara-se para aquilo que o administrador do Parque das Cidades chama de um “evento nunca visto no Algarve”.
Rogério Gomes não destapa o pano porque a iniciativa ainda está “em preparação e dependente de financiamento”, mas realça que será um evento de “animação durante mês e meio” a acontecer “entre Julho e Agosto”.
Questionado sobre o retorno financeiro destes eventos, responde que a contabilidade “está em dia”, apesar de alguns promotores, portugueses e estrangeiros ainda terem contas por saldar.
Os devedores são o Estoril-Praia e o promotor britânico do Algarve Challenge Cup (evento realizado no último Verão). Com o Estoril-Praia corre mesmo um diferendo em tribunal pela utilização do estádio em 2005, num jogo contra o Benfica.
De resto, Rogério Gomes apenas lamenta que a ocupação física do estádio não tenha paralelo com o número de espectadores quando se trata de futebol, à excepção dos grandes jogos.
João Vargues / Edgar Pires


























