Meu Região Sul On-Line
Novo registo
E-mail:
Password: Entrar
Não me recordo da password
Região Sul - DiáriOnline

Director: José Mateus MorenoDirector: Jose Moreno
Chefe de Redacção: Edgar Pires
Terça-feira, 09 | FEV | 2016   Lua Nova  Faro Click for Faro, Portugal Forecast
 
  Definir como homepage  |   Adicionar aos favoritos  
Futebol abrir  
Editorial ver anteriores 
Editorial
Presidente de todos os Portugueses, "colorido", progressista, conciliador, sorridente...
14:29 segunda-feira, 25 janeiro 2016:
A eleição do professor Marcelo Rebelo de Sousa à primeira ida às urnas, com maioria absoluta e conquistando o dobro dos votos do segundo candidato mais votado, olhando para o futuro como é meu hábito, suscita-me o presente “desabafo”. Alguém disse p...
Opinião mais opinião |
Marta Jacinto *
Dia das Doenças Raras assinala-se a 29 de fevereiro
11:09 sexta-feira, 05 fevereiro 2016:
A grande maioria das doenças raras é grave, crónica e debilitante. Estima-se que as doenças raras afetem, ao todo, entre 6 a 8 por cento da população, o que representa entre 24 e 36 milhões de pessoas na Comunidade Europeia (equivalente à população...
Leonel Marcelino
AS GREVES E OS FANATISMOS
09:46 segunda-feira, 01 fevereiro 2016:
Sou adepto das ideologias. Até certo ponto. Não aturo fanatismos. Nos fanatismos, não há pessoas, não há sentimentos, não há emoções. Há irracionalismo. A última greve da Função Pública é uma prova do fanatismo, das ideologias esvaziadas de gente. ...
Beatriz Craveiro Lopes *
Varicela pode contribuir para o desenvolvimento de nevralgia pós herpética
15:25 quarta-feira, 27 janeiro 2016:
A nevralgia pós herpética é um tipo de dor neuropática que resulta de uma infeção por herpes zoster, também conhecido por "zona", o vírus responsável pela varicela. Após a varicela, o vírus fica "adormecido" nas células nervosas da pessoa infet...
Carlos Morais *
POR ANO OCORREM CERCA DE 15.000 MORTES POR ARRITMIA EM PORTUGAL
17:08 segunda-feira, 25 janeiro 2016:
Uma arritmia é uma perturbação do ritmo dos batimentos cardíacos. Em condições normais o coração de um adulto saudável em repouso, bate cerca de 60 a 100 vezes por minuto, com um ritmo regular como o tic-tac de um relógio. Se o ritmo cardíaco for d...
Francisco Carrilho *
Novas tecnologias no tratamento da diabetes
11:59 quarta-feira, 20 janeiro 2016:
O tratamento da diabetes é um desafio permanente no sentido de se conseguir que os diabéticos tenham um melhor controlo da glicemia e não desenvolvam as conhecidas e temidas complicações secundárias da doença. No tratamento da diabetes tipo 1 disp...
Cláudia Luz *
Campanhas
11:45 terça-feira, 19 janeiro 2016:
Ao nível do marketing eleitoral um dos objetivos principais consiste no planear de ações e estratégias para as campanhas eleitorais, tendo como base que estas são veículo de distribuição do produto que é o candidato ou o partido político. Pretende-se...
Dinis Caetano *
Startups: Empresas do futuro e com futuro
18:01 domingo, 10 janeiro 2016:
A economia de mercado desenvolveu-se significativamente nas últimas décadas, mas verdade seja dita nem sempre bem. Os conflitos de interesses entre propriedade e gestão de empresas, as práticas especulativas e a falha dos reguladores trouxeram di...
Carlos Magalhães *
Tratamento da hérnia inguinal em regime de ambulatório
14:05 sexta-feira, 08 janeiro 2016:
As hérnias da parede abdominal apresentam elevada prevalência na população. As mais comuns, cerca de 90 por cento, são hérnias inguinais. Estas representam, a nível mundial, o procedimento cirúrgico mais realizado na área de cirurgia geral. A hé...
Rubricas
Inquéritos ver todos 
 
















primeira página > Opinião > Artigo
Castigos e limites na educação infantil
Maria J. Capela *
Todos nós temos modos peculiares de educar, adoptando um determinado estilo parental, tendo em conta os valores que nos foram transmitidos, bem como, o ideal de educação que fomos construindo.

No intuito de cumprir, da melhor forma possível, a nossa tarefa enquanto pais, é essencial que possamos reflectir sobre os modos de agir com as crianças, estabelecendo regras e limites pois, só assim, a criança terá a oportunidade de desenvolver a sua consciência moral e gerir as suas próprias emoções.

Acontece que, no momento de aplicar os limites, os pais oscilam, muitas das vezes, entre a permissividade e o autoritarismo, manifestando dificuldades em alcançar um equilíbrio.

Assim, pais demasiado permissivos, tenderão a desculpar e não castigar quando é preciso, ao passo que, pais autoritários, optarão por dar mais castigos, gritar, humilhar ou dar umas palmadas na criança, às vezes de forma exagerada.

Neste âmbito e no que concerne, especificamente, à questão das palmadas, devemos ponderar bem, a melhor postura a tomar, pois é preciso, em primeiro lugar, distinguir entre a chamada “palmada educativa”, ou uma situação de mau-trato.

Constatamos que, alguns pais, assumem-se como defensores ferozes das palmadas, pois consideram que só assim, é possível que as crianças obedeçam, salientando o quão benéfico foi este método na sua infância.

Outros pais consideram, que o uso das palmadas é contraproducente e ficam indignados perante tal modo de actuar, temendo sequelas psicológicas na criança.

Na realidade, uns e outros sentem-se perdidos e confusos, perante a enorme pressão da sociedade sobre si próprios, enquanto educadores e culpabilizam-se, temendo ser rotulados como incompetentes.

Existem ainda outros pais, que preferem um estilo mais democrático, negociando quando é possível, mas não cedendo em situações específicas.

Uma coisa é certa, se por um lado, sabemos que, em determinadas circunstâncias, a palmada até pode dar jeito aos pais, ao indicar à criança que deve fazer rapidamente “Stop”, quando usada frequentemente, para mostrar quem manda, não traz quaisquer benefícios.

Temos que ter presente que os pais batem nas crianças, sobretudo, quando estão fora de si, ou seja, quando não conseguiram o auto-controlo emocional.

Como tal, ao recorrerem a métodos coercivos, transmitem implicitamente à criança a seguinte mensagem: “Vais comportar-te bem, porque eu sou maior do que tu e mando!”, o que significa que a criança é um ser inferior, não a auxiliando, deste modo, a aprender a auto-disciplina e o respeito.

É de salientar então, que não deverão sentir-se culpados os pais que, de vez em quando, recorram a uma palmada, para pôr fim ao mau comportamento, devendo, no entanto, estar conscientes que, não será através dessa palmada que a criança lhes terá mais respeito, ou se tornará mais responsável a longo prazo, pois o resultado pretendido apenas irá durar um curto espaço de tempo.

Com efeito, é muito importante que os pais, à medida que a criança vai crescendo, possam utilizar cada vez menos a palmada, recorrendo a outras estratégias, nomeadamente, dando-lhe orientações educativas para que esta reconheça o seu mau comportamento, as suas consequências e a forma de as reparar.

Se os pais mantiverem um diálogo positivo e forem firmes nas suas posições, a criança irá, naturalmente, sentir-se amada e auto-confiante, caminhando para uma maior maturidade pessoal o que é, no fundo, o que os pais mais desejam.

* Psicóloga infantil
Maria J. Capela *
22:34 terça-feira, 25 setembro 2007
 Enviar a um amigo  Comentar esta notícia [0 comentários]
 Imprimir esta notícia  Criar alerta Flash-Mail
Últimas 20
Destruição da Fonte/Poço de Boliqueime é um atentado à Memória Pública – Autarquia de Loulé

Mercado interno é responsável pela “relevante” dinamização económica no Carnaval - associações

TAP/Privatização: Turismo do Algarve espera "novo olhar para a região" com novo acordo com o Estado

25º aniversário da FCA será assinalado durante a próxima Feira de Caça, Pesca

Carnaval Tradicional divertiu São Brás de Alportel

GNR regista 67 infrações e identifica 47 suspeitos por irregularidades na produção de azeite

Portugal perde com França e falha vitória no torneio de sub-16 da UEFA

Vidigueira: Dia dos Namorados com cante alentejano

Odemira: Projetos para responder a necessidades sociais

Lagoa: “Torneio Regional do Nadador Completo de Cadetes”

“Hamlet talvez” no Cine-Teatro Louletano

Castro Marim: Carnaval de Altura com milhares de visitantes

Autarquia de Loulé reedita “Férias para Todos 2016”

Associação Portuguesa de Escritores e Município de Loulé lançam Grande Prémio de Literatura

Moura: Requalificação da entrada de Póvoa de São Miguel

Faro acolhe antestreia nacional do filme «Lisbon Revisited», de Edgar Pêra

Lagoa: Obra de execução da rede de águas de abastecimento na Caramujeira com concurso aberto

Faro: Ciclo de música portuguesa n´Os Artistas em março

APS celebra protocolo com o Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Administrações Portuárias

Tavira: Núcleo da Associação José Afonso celebra primeiro ano de atividade

Downloads
Paula Fernandes no Algarve
Uma das artistas da atualidade que no Brasil mais está a brilhar em todo o país e não só, também no plano internacional, é a cantora mineira Paula Fernandes, que vai estar no palco do Portimão Arena no próximo dia 24 de março, a partir das 21:30 horas, para apresentar parte do seu vaste repertório musical sertanejo.
A não perder!...
(clique na imagem para aceder a mais informação)
Guia do Património Cultural do Algarve
O património algarvio, neste documento referenciado, encontra-se acompanhado de informações úteis que facilitam o visitante.
Disponível para download a partir do site do Turismo do Algarve.
Guia Algarve 2016
Os eventos que não vai querer perder!...
Info Algarve do Turismo do Algarve - sugestões de espetáculos musicais, exposições, realizações desportivas, festas e festivais que se realizam na região. Tudo no Guia de Junho.
Clique na imagem e fique por dentro do vai acontecer na região Algarve.
Eleições Presidenciais 2016
Resultados finais das Eleições Presidenciais Presidenciais, realizadas no dia 24 de janeiro de 2016, em que Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito à primeira volta, com 52% dos votos - maioria absoluta.
Clique na imagem e consulte os resultados finais disponibilizados pela Agência Lusa.
Informação em Video
 
Entrevista On Line
Últimas entrevistas:
Data: 04|02|2016 Grande parte dos hábitos actuais não são saudáveis
Grande parte dos hábitos actuais não são saudáveis
Entrevistado: Cláudia Brito
(Cofundadora e presidente da Associação Semear Saúde)
Data: 02|02|2016 Os sonhos são uma forma de falarmos connosco
Os sonhos são uma forma de falarmos connosco
Entrevistado: Sandra Gonçalves
(Psicóloga, psicoterapeuta, investigadora e formadora)
primeira página
  Edição impressa: Nº2011
  Publicada em: 01|10|2015
  Anos de edição: CCLV
Ver páginas PDF
Tabela de Preços
Assinatura Anual
Edição impressa
Pilotos e Máquinas
Programa de Rádio de Paulo Moreno

"PILOTOS & MÁQUINAS" é um programa de rádio sobre Desportos Motorizados e Comércio e Indústria Automóvel, produzido, realizado e apresentado por Paulo Moreno, no Ar desde 1987...

Dossiers
Futebol Algarvio
Época 2015 - 2016
O diariOnline vai continuar a editar de forma organizada a seleção de notícias d...
X espaço Min-Arifa
Esta informação faz parte da actividade da Associação Min-Arifa cujo objecto é o...
Informação Luso Brasileira
O que interessa mutuamente a brasileiros e portugueses
Este dossier pretende facilitar o acesso a informação editada no diariOnline, in...
sulempresas.com
Albufeira: ACRAL - Secretariado de Albufeira

Silves: Galé Verde - Manutenção de Jardins

Tavira: Junta de Freguesia da Conceição de Tavira

Loulé: Rosário & Claro - Construção Civil e Obras Públicas, Lda.

S. Brás: Jornal Notícias de S. Braz

Faro: ADFA - Associação dos Deficientes das Forças Armadas - Delegação de Faro

Olhão: ACASO - Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão

Faro: AAPACDM - Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais

Fora do Algarve: Cision Portugal, SA

Faro: Grupo Folclórico de Faro

Loulé: Junta de Freguesia de Querença

Loulé: Posto de Turismo de Almancil

Faro: Posto de Turismo do Aeroporto Internacional de Faro

Tavira: Posto de Turismo de Tavira

Albufeira: Posto de Turismo de Santa Eulália

Vila do Bispo: Posto de Turismo de Sagres

Silves: Posto de Turismo de Silves

Loulé: Louletano Desportos Clube

S. Brás: Posto de Turismo de S. Brás de Alportel

Loulé: Posto de Turismo de Querença (Municipal)


diáriOnline.pt - Sul de Portugal


P R O C U R A S _ E M P R E G O ?

Emprego em Portugal
Emprego no Distrito de Faro

Serviços Região Sul
Sistema - Feeds RSS
Subscrever Newsletter
Alertas Flash-Mail
Os meus Recortes